O Theatro Santa Roza: um monumento histórico da cultura brasileira em João Pessoa
O Theatro Santa Roza é um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros, localizado na Praça Pedro Américo, na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Inaugurado em 3 de novembro de 1889, o teatro é revestido internamente com madeira pinho de riga e considerado o terceiro mais antigo teatro da Paraíba.
Ano de inauguração | Estilo arquitetônico | Capacidade atual |
---|---|---|
1889 | Greco-romano | 412 lugares |
Ele recebeu esse nome graças ao então presidente da Paraíba, Francisco da Gama Roza, que teve a honra de inaugurá-lo antes de perder o mandato na época da Proclamação da República.
Desde sua inauguração, o Theatro Santa Roza passou por diversas reformas, sempre mantendo o seu estilo arquitetônico greco-romano intacto. Com capacidade atual para cerca de 412 lugares, sua última grande reforma foi realizada em 1989 no ano do seu centenário e desde então está sob responsabilidade do Governo do Estado sob vinculação direta à Fundação Espaço Cultural da Paraíba.
Sob direção atual do renomado teatrólogo Tarcísio Pereira.
Qual a importância do Teatro?
O teatro é um grande marco local e nacional, sendo muito utilizado para eventos musicais, danças e peças teatrais. Em Assembleia realizada no Theatro Santa Roza foi formulada a bandeira do estado e decidiram as cores pretas e vermelhas. além dessa mesma Assembleia ter mudado o nome Parahyba para João Pessoa através de uma tumultuada sessão legislativa em 4 de setembro de 1930.
Em meio a tantas transformações históricas que circundam o Brasil – incluindo anseios políticos e culturais que levaram à Revolução Republicana – ainda são preservados bens patrimoniais como este teatro tão simbólico não só pela sua aparência externa diferencia mas também pela história política ali construída.
O Theatro Santa Roza é um monumento à cultura brasileira em magnificação arquitetônica histórica sem precedentes.
Localização do Theatro Santa Roza:
O Theatro Santa Roza é um monumento histórico brasileiro localizado na Praça Pedro Américo, em João Pessoa, Paraíba. Inaugurado em 1889, é revestido internamente com madeira pinho de riga e é considerado o terceiro teatro mais antigo do estado. O teatro recebeu esse nome em homenagem ao então presidente da Paraíba, Francisco da Gama Roza.
Em uma assembleia realizada no Theatro Santa Roza, foi formulada a bandeira do estado e decidiram as cores pretas e vermelhas, além dessa mesma Assembleia ter mudado o nome Parahyba para João Pessoa através de uma tumultuada sessão legislativa em 4 de setembro de 1930.
O teatro é muito utilizado para eventos musicais, danças e peças teatrais. Desde sua inauguração ele passou por diversas reformas sempre mantendo o seu estilo arquitetônico greco-romano intacto. Sua última grande reforma foi realizada em 1989 no ano do seu centenário e desde então está sob responsabilidade do Governo do Estado sob vinculação direta à Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Sob direção atual do renomado teatrólogo Tarcísio Pereira.
O Theatro Santa Roza é um monumento à cultura brasileira em magnificação arquitetônica histórica sem precedentes, preservando a história política ali construída.
Foto: Rogerio121402, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
1 comentário
Pingback: Entenda a Fundação de João Pessoa: Uma Jornada no Tempo - Minha João Pessoa